Ajude o Inclusão Diferente!
Sala de Bate Papo Inclusão Diferente
Bem Vindo ao Inclusão Diferente, Hoje é

Censo 2010, o Censo da Incoerência.

Publicado em 04 Julho 2012 por Damião Marcos
+A +/- -A
Pessoal vamos falar hoje sobre o censo 2010 que a meu ver se trata do senso da incoerência, na verdade é uma situação difícil de entender.
Sou pessoa com deficiência e em determinado momento não sou mais, e também não entro na lista estatística do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) como pessoa com deficiência, parece loucura mais não é.



Esse é o link para o texto completo dessa matéria: Senso 2010
O que me deixou encucado e também a nossa parceira Cristiane Mendes foi o terceiro e quarto paragrafo que fala dos auto declarantes que não entra na lista de pessoas com deficiência nessa estranha estatística do IBGE.

"Outro exemplo são os cadeirantes. Eles entram na deficiência motora, mas se a pessoa tiver uma casa totalmente adaptada, que ela não tenha dificuldade para se locomover e um carro também adaptado que a leve para qualquer lugar, então não será contada como deficiente", explica Andréa Borges, coordenadora do levantamento do IBGE.


Não entrará nas estatísticas em função da questão ser auto declarante, como os próprios pesquisadores definem. Ou seja, se o investigado, justamente pelas facilidades tecnológicas, não se considerar um deficiente, já que ele consegue fazer tudo que uma pessoa que anda normalmente consegue, não será somado no número final de incapacitados.

Bom na prática funciona assim: Você é um deficiente físico, cadeirante que seja você não vai entrar na lista do censo 2010 como pessoa com deficiência porque você possui uma casa e um carro adaptado e com isso tem uma vida normal.

Outra questão pífia é esse negócio da pessoa não se considerar um deficiente, deficiência não é uma questão de consideração ou você é ou você não é um deficiente, eu Damião Marcos sou muletante e tenho dificuldade de locomoção mais eu não quero entrar no senso porque eu me considero normal bom isso já seria ridículo da minha parte, o pior é alguém atestar essa ridicularidade.

Pode rasgar o seu laudo médico e o cid 10 e cancelar também o beneficio do INSS pois segundo o pessoal do senso você está curado e tem uma vida normal morando dentro da sua casa e do seu carro adaptado rsrsrsrssr.

Meu Deus quanta incoerência, eu gostaria que alguém comentasse ou me mandasse um e-mail dizendo que eu estou errado e que não entendi bem a matéria do senso até porque estou estarrecido com tanta ignorância.

Tem uma música do Renato Russo da extinta banda legião urbana que eu gosto muito, gosto porque o refrão dessa música é interessante na verdade é uma pergunta que nunca quer calar principalmente aqui no Brasil.

O refrão pergunta:

 Que país é esse?


Nós shows a galera respondia a pergunta, aqui eu não posso responder.


Sobre o autor:

É Paulistano, tem 37 anos, atualmente está se formando em psicologia, milita na causa das pessoas com deficiência há muitos anos, é pessoa com deficiência e sonha com um país mais justo e verdadeiramente inclusivo.

Me siga @ Twitter | Facebook

3 comentários:

Danielle Cardoso

Realmete esse censo 2010 é um absurdo, também não entendi nada Damião.

Joaquim Gomes

Caros amigos bem analisado esse texto esta bem declarado, pensando bem meu amigo Damião Marcos o assunto sobre ter casa adaptado ou um carro adaptado esse todos nos deficiente gostaria muito de poder ter;mas muito de nos não temos possibilidade:
Meu amigo esse texto foi bem escrito, te dou toda razão do mundo porque tudo o que tu escreve aqui e mais do que a verdade mesmo, muito obrigado amigo,um abraço bem grande a todos os deficientes e não só,Amigo Joaquim cabo verde,,,

Damião Marcos

Valeu amigo pelas palavras, a verdadeira inclusão é a nossa busca.

Postar um comentário

Expresse sua opinião nos comentários!!! Mas Atenção, Para que seu comentário seja publicado, siga as regras:

- Não coloque propaganda, use OpenID;
- Não publique palavrões ou agressões;
- Comente sobre o artigo;
- Qualquer outra informação deve ser enviado através da nossa página de contato.

Não se preocupe, seguindo essas regras seu comentário será bem vindo.

 
Inclusão Diferente
Design por João Elias - Topo ↑