Ajude o Inclusão Diferente!
Sala de Bate Papo Inclusão Diferente
Bem Vindo ao Inclusão Diferente, Hoje é

Um fenômeno chamado, Medo.

Publicado em 04 Junho 2012 por Damião Marcos
+A +/- -A
Olá pessoal da paz! Ao longo dessa nossa vida às vezes somos obrigados a ouvir algumas besteiras e mentiras, uma das piores é quando alguém diz: Eu não tenho medo de nada! Quando ouvir alguém dizendo isso pode ter certeza de uma coisa, ele (a) está mentindo. O fenômeno medo fez, faz e sempre fará parte das nossas vidas isso é uma verdade inevitável.

O medo é um fenômeno que querendo ou não faz parte do nosso cotidiano, segundo o Wikipédia a enciclopédia livre o medo pode ser definido da seguinte forma: O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.
O medo é provocado pelas reações físicas sendo iniciado com descarga de adrenalina no nosso corpo causando aceleração cardíaca e tremores. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico, etc.
Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir.

Ao longo desses meus trinta e sete anos de vida e de deficiência sempre estive flertando com o medo e vou ser sincero, vence-lo não é tarefa fácil mais se quisermos chegar em algum lugar temos que enfrenta-lo.
Medo de sair de casa, de ir para escola, de se relacionar com os colegas da escola, de paquerar, de namorar, da deficiência, de não ser aceito, de se relacionar sexualmente, de trabalhar e etc. Estes foram alguns medos que fizeram parte da minha vida, digo fizeram porque hoje eles fazem parte do passado porque eu os enfrentei e os venci, porém tem muitas pessoas que ainda estão presos a esses medos e não conseguem supera-los e com isso ficam estagnados (as) sem progresso e vitória.

Quando você supera e vence um medo, isso significa que novos medos virão, novas lutas e desafios e essa é a nossa vida um leão por dia para matar.

Diante do fenômeno medo, você tem duas escolhas a serem feitas: Enfrenta-lo ou Fugir.

O que você está fazendo?


Sobre o autor:

É Paulistano, tem 37 anos, atualmente está se formando em psicologia, milita na causa das pessoas com deficiência há muitos anos, é pessoa com deficiência e sonha com um país mais justo e verdadeiramente inclusivo.

Me siga @ Twitter | Facebook

1 comentários:

Rosemary Sanches

Muito bom senti firmeza,Parabéns.

Postar um comentário

Expresse sua opinião nos comentários!!! Mas Atenção, Para que seu comentário seja publicado, siga as regras:

- Não coloque propaganda, use OpenID;
- Não publique palavrões ou agressões;
- Comente sobre o artigo;
- Qualquer outra informação deve ser enviado através da nossa página de contato.

Não se preocupe, seguindo essas regras seu comentário será bem vindo.

 
Inclusão Diferente
Design por João Elias - Topo ↑