Ajude o Inclusão Diferente!
Sala de Bate Papo Inclusão Diferente
Bem Vindo ao Inclusão Diferente, Hoje é

Pessoas com Deficiência sim, Especial não! Parte 02

Publicado em 14 maio 2012 por Damião Marcos
+A +/- -A
Pessoal sinceramente fiquei espantado com a repercussão dessa matéria,Deficiente sim, Especial não! foram muitos comentários e vários e-mails recebidos, o nosso espaço é plural e democrático respeitamos todas as opiniões.
 Mais por que tanto alarde sobre um assunto tão simples?
 Foi exposto simplesmente um ponto de vista sobre o tema podendo ser esse tema aceito ou não, a minha opinião continua a mesma sou deficiente sim, especial no contexto da deficiência não.


Ser deficiente não é motivo de orgulho, até porque se pudesse escolher entre ser e não ser deficiente escolheria com certeza não ser deficiente, quando digo que não sou especial me refiro somente ao contexto da deficiência, eu não quero ser especial porque sou deficiente quero ser especial porque estou no ultimo ano da faculdade, porque escrevo músicas e canto muito bem, e porque montei o blog inclusão diferente será que ficou claro isso?
Na boa galera a terminologia especial não cabe no contexto das deficiências, agora se você tem um filho (a) com deficiência o termo especial entra sem problemas até porque não traz uma conotação de inferioridade e sim de carinho por parte dos pais.
Uma coisa é certa esse assunto ainda vai render muitos comentários e pontos de discordância, até porque é um tema cheio de controvérsias mais quer saber eu gosto disso é sinal que a classe de pessoas com deficiência é uma classe pensante capaz de formar ideias e opiniões relevantes.

Eu sou Damião Marcos, pessoa com deficiência e você?


Sobre o autor:

É Paulistano, tem 37 anos, atualmente está se formando em psicologia, milita na causa das pessoas com deficiência há muitos anos, é pessoa com deficiência e sonha com um país mais justo e verdadeiramente inclusivo.

Me siga @ Twitter | Facebook

8 comentários:

Anônimo

Olá Marcos eu tenho paralisia infantil (ando com moletas), e não me considero deficiente e sim especial.Afinal faço tudo (com dificuldade) que os outros comuns fazem. Sou professora (há 20 anos), especializada, casada, duas filhas, cuido da minha casa. Eu me considero especial, por ter conseguid os mesmos méritos que uma pessoa comum. E por ser especial, quero ter o privilégio de me aposentar mais cedo, afinal eu mereço,kkk Estou sonhando com a aprovação da Lei de redução.Esta será mais uma de minhas conquistas.

Carlos Soares

Perfeita a sua colocação, por isso somos Especiais, não escolhemos ser ou não ser Deficientes, considerando os mais de 50 tipos de Deficiencia combinadas ou não.
A Sociedade está disposta nos pagar uma Aposentaria por Invalidez, mas não está disposta a gastar para as devidas adequações nas escolas , acompanhantes, faculdades, hospitais, transportes, bares, cinemas, etc.SIM SEMPRE ESPECIAIS.

Abçs

Damião Marcos

Amiga professora realmente você é especial sim por todas as qualidades e habilidades que você colocou no comentário,a meu ver você só não é especial por ser deficiente, é isso que estou tentando mostrar nos textos.

José Maia

Desculpe-me as opiniões contrárias, mas realmente essa discussão sobre a terminologia utilizada para se referir às pessoas com deficiência muito pouco me importa, o que pra mim importa é a forma como as pessoas se relacionam entre si. Não adianta se referir às pessoas com deficiência usando uma nomenclatura "politicamente correta" e ter atitudes perversas, totalmente desrespeitosas para com as mesmas.
Já fomos chamados de diversas formas, de "entrevado no passado e mais atualmente de Pessoas com Deficiência" os termos definem o pensamento da sociedade na epoca em que são usados.
Ao se referir as pessoa com deficiência de maneira geral, ou seja sem entrar na especificidade de suas deficiências, eu particularmente, uso e recomendo o termo Pessoas com Deficiência.
Acredito que tal terminologia nos dá um melhor referêncial do grupo ao qual estamos nos referindo.

Sou psicólogo e também sou uma Pessoa com Deficiência Física.

Talita Aline

Eu acho que somos especiais por nossas qualidades e não pela deficiência. Até pq ser deficiente não deve ser motivo de orgulho para ninguém, temos q lutar a todo momento por adequações. Se nós fossemos especiais como achamos que somos por ser deficiente. Não seria necessário lutar por tantas melhorias. Para muitas pessoas e o nosso governo não somos nada especiais. Somos mais um entre outros no meio da sociedade.

Talita Aline

Continue comentando sua opnião é bem-vinda. Esse é o nosso espaço!

Fabiana Donato

PRA MIM DEFICIENTE É ESPECIAL SIM. ELE É CAPAZ DE ENCONTRAR FORÇAS ONDE OS CONSIDERADOS NORMAIS FRAQUEJAM OU DESISTEM. ELES SÃO ESPECIAIS POR SABER VIVER COM CORAGEM, DETERMINAÇÃO, FÉ. FALO ISSO PORQUE MEU FILHO GUSTAVO NASCEU COM HIDROCEFALIA E MIELOMENINGOCELE, PASSOU POR MAIS DE 20 CIRURGIAS N CÉREBRO E ENFRENTOU TUDO COM CORAGEM E UM SORRISO NO ROSTO. FALECEU EM DEZEMBRO SEM DERRAMAR UMA LÁGRIMA. MEU FILHO ERA DEFICIENTE SIM, TINHA DIFICULDADE PARA ANDAR, USAVA FRALDAS, MAS PARA MIM, E PARA TODOS QUE O CONHECERAM ELE FOI MUITO ESPECIAL. ESPECIAL POR AMAR E SER AMADO NUMA INTENSIDADE QUE SÓ AS PESSOAS MUITO EFICIENTES SÃO CAPAZES. ADMIRO VOCÊ E SUA GARRA DAMIÃO E TE CONSIDERO UMA PESSOA MUITO ESPECIAL E EFICIENTE. EFICIENTE PARA MIM É QUEM TEM FORÇA DE VONTADE E NÃO DESISTE NO PRIMEIRO DESAFIO, LUTA ATÉ O FIM. AGORA VOCÊ É CAPAS DE DIZER QUEM NÃO É DEFICIENTE? EU SOU DEFICIENTE, EU NÃO SEI COZEINHAR, NEM LAVAR ROUPAS... MEU FILHO ERA MUITO MAIS INTELIGENTE QUE EU. DEFICIENTE TODOS NÓS SOMOS. EFICIENTE, PERFEITO, É DIFICIL DE SE ENCONTRAR. MAS POR ISSO DEUS COLOCOU AS PESSOAS ESPECIAIS NO MUNDO. CONTINUE SUA LUTA, MEU AMIGO, VOCÊ É MUITO ESPECIAL E ADMIRADO.

Anônimo

Todos sabem que não gosto do termo especial. Todas as crianças são especiais. Quando vc diz que uma pessoa é especial só porque tem uma deficiência, você está desprezando todas as outras características que as tornam especiais. Se você tem dois filhos e diz esse é especial, vc se refere a deficiência dele. O outro também é especial por ser seu filho, por ser criança inocente. As pessoas tem necessidades específicas - umas de cadeira de rodas, outras de Libras, outras de Braile e assim por diante. Quando vc reduz a pessoa a sua deficiência você gera e reforça o preconceito. Temos que entender que as pessoas são iguais respeitando as diferenças.
Cíntia Libras

Postar um comentário

Expresse sua opinião nos comentários!!! Mas Atenção, Para que seu comentário seja publicado, siga as regras:

- Não coloque propaganda, use OpenID;
- Não publique palavrões ou agressões;
- Comente sobre o artigo;
- Qualquer outra informação deve ser enviado através da nossa página de contato.

Não se preocupe, seguindo essas regras seu comentário será bem vindo.

 
Inclusão Diferente
Design por João Elias - Topo ↑