Pessoal recebi um e-mail do nosso amigo e parceiro do blog, Rodrigo Parreiras e na verdade eu vou deixar o conteúdo desse e-mail como a nossa postagem de hoje e vou também deixar vocês amigos e parceiros do inclusão diferente com a palavra sobre o assunto levantado pelo nosso colega.
Por favor, leiam o conteúdo enviado pelo amigo e no final do texto não se esqueça que a palavra estará com você.
O Deficiente visual de Malhação.
Olá Damião e demais amigos do blog inclusão diferente.
Por estar trabalhando de manhã e já ter acabado a faculdade, tenho a oportunidade de acompanhar alguns capítulos do seriado Malhação, apresentado na rede Globo.
Nesta temporada, há um adolescente com deficiência visual, o Felipe. Pelo o que pude acompanhar, é um adolescente de classe média alta, que frequenta festas, academias, está sempre rodeado de garotas, etc. Em fim, um super cego!
No episódio exibido nesta última sexta-feira 25/05/2012, ele até salvou sua namoradinha das garras de um gringo que queria beija-la a força.
A impressão que tenho é que o Felipe é igual o Jatobá, personagem da novela América, se não me engano. Lembro-me bem, em um episódio dessa novela, o Jatobá até dirigia um carro, vindo a causar um acidente.
Gostaria de saber dos leitores o que eles pensam sobre o personagem Felipe, qual a influência que ele pode exercer, sobretudo no público adolescente, em fim, gostaria de saber a opinião sempre bem colocada de vocês!
Só uma última observação, o ator que representa o Felipe em Malhação enxerga não é? Porque não colocaram um ator cego pra representar o personagem? Já pensaram um ator cego trabalhando em Malhação?
Bem é isso, conto com a opinião de todos.
Com a palavra... Vocês!
4 comentários:
Rodrigo, em primeiro, parabéns pelo artigo.
Quanto ao seu questionamento acredido que seja muito pertinente, contudo, penso que os maiores cegos somos nós, pois ainda acreditamos em falsas mensagens que a Rede Globo de televisão transmite.
Forte abraço a todos...
Bom dia a todos,
A minha impressão que é a midia, tenta passar uma visão de que ser uma pessoa com deficiencia é tão simples... Pois todos os personagens que vi até hoje são pessoas com poder aquisitivo alto. Porque nao colocam uma pessoa com deficiencia pobre que tem que tomar onibus para trabalhar, ir a escola, enfim ter suas atividades diarias? Com uma cadeira de rodas nem sempre adequada, trabalhando para viver? Estou me recordando daquele ultima novela em que atriz tinha ate uma cama que falava... Absurdos que fogem a nossa realidade como pessoa com deficiencia. Abraços a todos.
Os dois comentários acima são pertinentes,eles (TV) vendem uma ideia de inclusão falsa que foge a essência da verdadeira inclusão, até quando seremos vítimas dessa enganação toda.
Boa Noite
Me desculpa, mas esperavam o quê? vindo da televisão brasileira principalmente da Rede Globo, é não ter o que fazer comentar novela, quando o governo federal tentou regrar a televisão brasileira, ninguém deficiente ou não se manifestou e aí caíram na conversa da midia dizendo que o governo estava tentando censurar a imprensa, apesar das tais regras estarem a disposição do publico via site para serem confirmadas pelo público, o e-mail do colega devia ter sido enviado para a Globo, como consigo viver sem a Rede Bobo não posso comentar aquilo que não assisto e lamentar quem assiste, este tal regramento era justamente para resolver essas falsas inclusões entre outras, pois nenhuma midia brasileira tem PNE na linha de frente diariamente na tela.
A proposito já enviaram e-mails aos Deputados Federais para Aprovarem a Aposentadoria Especial para as Pessoas com Deficiencia, só falta eles, pois o Senado, MF, CC já concordaram com Substitutivo feito pelo senado ao projeto, o mesmo tem que ser votado neste ano, senão começa tudo de novo.
Abçs
Postar um comentário
Expresse sua opinião nos comentários!!! Mas Atenção, Para que seu comentário seja publicado, siga as regras:
- Não coloque propaganda, use OpenID;
- Não publique palavrões ou agressões;
- Comente sobre o artigo;
- Qualquer outra informação deve ser enviado através da nossa página de contato.
Não se preocupe, seguindo essas regras seu comentário será bem vindo.