Ajude o Inclusão Diferente!
Sala de Bate Papo Inclusão Diferente
Bem Vindo ao Inclusão Diferente, Hoje é

Na Contramão da Essência na Inclusão.

Publicado em 25 Abril 2012 por Damião Marcos
+A +/- -A




Pessoal o que me inspirou na elaboração dessa postagem foi uma grande matéria do nosso amigo Guilherme Bara do blog:  http://www.blogdoguilhermebara.com.br onde ele usa o seguinte tema: Quem deve representar as pessoas com deficiência? Com base nesse tema o nosso amigo pontua situações de inclusão em nosso pais dando ênfase aos surgimentos de secretarias exclusivas que trabalham na causa da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. 







No primeiro formato a secretária contou com o excelente trabalho e liderança de Mara Gabrilli, tetraplégica desde 1994 devido a um acidente na Rodovia Rio-Santos.


Nestes sete anos, várias outras prefeituras criaram órgãos semelhantes, inclusive o estado de São Paulo, também com Serra, hoje tem a Secretaria de Estado dos direitos da pessoa com deficiência, até ai um grande avanço e aplausos pela iniciativa inclusiva do governo.


Após a belíssima passagem e trabalho de Mara Gabrilli junto a Secretaria de Estado dos direitos da pessoa com deficiência o comando foi passado a pessoas sem deficiência, a meu ver voltamos para a estaca zero e agora caminhamos na contramão da essência na inclusão, até porque por mais bem intencionadas (os) que essas pessoas sejam não podem falar com propriedade de um mundo que elas não fazem parte totalmente.


Pessoas com deficiência preparadas e gabaritadas para um cargo dessa magnitude eu tenho certeza e conhecimento de causa que temos e muitos, porem a pergunta que não quer calar e que abre margem para uma espécie de preconceito maquiado é: Porque não colocar pessoas com deficiência para liderar o processo de inclusão das próprias pessoas com deficiência?


Se alguém possui uma resposta plausível para essa pergunta, por favor, estamos no aguardo. 




Não esqueça de nos seguir no twiter, facebook e principalmente compartilhar essa matéria.





 

Sobre o autor:

É Paulistano, tem 37 anos, atualmente está se formando em psicologia, milita na causa das pessoas com deficiência há muitos anos, é pessoa com deficiência e sonha com um país mais justo e verdadeiramente inclusivo.

Me siga @ Twitter | Facebook

6 comentários:

Carolina Câmara

A questão é mais seria do que se tem ou não pessoas com deficiência para liderar o processo de inclusão, a pergunta verdadeira é sera que essas Secretarias de Estado dos direitos da pessoa com deficiência são apenas "lei para ingles ver"?

Damião Marcos

Até que provem o contrário amiga, é lei para inglês ver mesmo!

Valter de Morais Martins

QUE SE FAÇA UMA ENQUETE, ATRAVÉS DO VOSSO BLOG A RESPEITO DESSA QUESTÃO ? PONTO N* UM; E TAMBÉM QUE SE COLOQUEM AS PESSOAS HABILITADAS A TAIS CARGOS ? NA ESPERANÇA DE TER COLABORADO ! UM ABRAÇO ! VALTER DE MORAES MARTINS DA * - PESO /// REAL - YOGA INTEGRAL E REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

[email protected]

Eu acho que cada Prefeitura e estado deveria ter uma Secretária com uma pessoa con deficiência para comandar a Secretária,já que uma pessoa sem deficiência não conhece as limitaçõs da pessoa com deficiênci.

Damião Marcos

Isso é um verdadeiro insulto e desrespeito com a classe de pessoas deficientes em nossos pais.
Porque eles (as) não contratam uma nutricionista para trabalhar de empregada domestica em suas casas?

Anônimo

Pura vergonha.!!!!!!

Postar um comentário

Expresse sua opinião nos comentários!!! Mas Atenção, Para que seu comentário seja publicado, siga as regras:

- Não coloque propaganda, use OpenID;
- Não publique palavrões ou agressões;
- Comente sobre o artigo;
- Qualquer outra informação deve ser enviado através da nossa página de contato.

Não se preocupe, seguindo essas regras seu comentário será bem vindo.

 
Inclusão Diferente
Design por João Elias - Topo ↑