Ajude o Inclusão Diferente!
Sala de Bate Papo Inclusão Diferente
Bem Vindo ao Inclusão Diferente, Hoje é

Dificuldade nos Relacionamentos.

Publicado em 23 Abril 2012 por Damião Marcos
+A +/- -A
Olá pessoal da paz! Estamos aqui diante de um tema que expressa um dos grandes tabus existentes na vida das pessoas com deficiência, á dificuldade de se relacionar amorosamente.
Os motivos que dificultam esses relacionamentos são vários: Timidez, vergonha, baixa estima e principalmente o preconceito.



Quando falo do preconceito o divido em dois momentos: o primeiro é preconceito de achar que nunca terá condições de namorar e se relacionar com a pessoa desejada principalmente se ela (ele) não possuir deficiência. E o segundo é preconceito da pessoa sem deficiência de se relacionar amorosamente com um deficiente.
Ao longo desses meus trinta e sete anos de deficiência vivi e aprendi  muita coisa nessa linha amorosa, não vou te enganar e dizer que é fácil encontrar o amor que você vislumbra mais posso te dizer com experiência própria que é totalmente possível.
É evidente que existem algumas dicas e caminhos que precisam ser percorridos para se alcançar uma namorada (o).  Futuramente pretendo colocar aqui no nosso espaço alguns desses macetes.
Você amigo leitor, não pode deixar de se relacionar ou buscar um amor só por causa da deficiência e dificuldades encontradas para se relacionar, o sim e o não fazem parte da nossa vida eu tomei vários nãos, um dia consegui o sim e estou feliz, pois encontrei a pessoa e o amor que vislumbrei.
Existe uma lenda urbana que diz: Deficientes devem se relacionar amorosamente com outros deficientes! Isso não passa de uma lenda. Pode acontecer é claro, mais se o amor que você busca não é deficiente não tem problema algum, siga em frente e sem receios na sua empreitada.
Não posso ser leviano com vocês, estamos diante de um tema difícil, complexo e cheio de controvérsias, portanto a sua participação nessa postagem é muito importante queremos gerar uma discussão sadia e plural sobre o assunto para expandirmos o debate para novos assuntos que resultara com certeza em um maior aprendizado e conhecimento.

E então amigo (a) qual é a sua opinião sobre o tema?






Sobre o autor:

É Paulistano, tem 37 anos, atualmente está se formando em psicologia, milita na causa das pessoas com deficiência há muitos anos, é pessoa com deficiência e sonha com um país mais justo e verdadeiramente inclusivo.

Me siga @ Twitter | Facebook

4 comentários:

Claudia Lua

Olá pessoal o tema realmente é complexo porem de grande ajuda e esclarecimento.
Particularmente nunca tive problemas de relacionamento com os parceiros e sim com a familia das pessoas que não são deficientes e teem dificuldade em aceitar seu filho (a) se realacionando com um deficiente e as vezes a propria familia do deficiente se coloca tambem na frente da situação achando que esta protegendo o seu filho(a) deficiente dos parceiros com a desculpa de não querer vlo sofrer que na verdade é uma posição também muito preconceituosa.
O dialogo é sempre o melhor caminho.
Espero poder ter contribuido

Damião Marcos

Amiga Claudia o seu comentário foi bastante pertinente, eu presenciei uma situação dessa com um amigo meu muletante a família da moça não queria o relacionamento dela com ele de jeito nenhum tive a oportunidade de participar e aconselhar estimulando é claro a relação, eles venceram o preconceito familiar hoje estão casados e vivendo muito bem e felizes.

Mary

Bom me chamo Marcicleide
Eu vivi essas duas experiencias de namorar pessoas fisicamente dita normais e deficiente e e posso afirmar com segurança e toda certeza que o caráter e a conduta não estara na condição física, Então ai vai um conselho ! Olhe pra pessoa que estar do seu lado e respeita e ame intensamente sem isso nao importa é ou nao deficiente certo?... bjos fiquem com Deus.. e ate a proxima

Damião Marcos

Amiga o seu comentário é de muita valia para nós, obrigado pela participação.

Postar um comentário

Expresse sua opinião nos comentários!!! Mas Atenção, Para que seu comentário seja publicado, siga as regras:

- Não coloque propaganda, use OpenID;
- Não publique palavrões ou agressões;
- Comente sobre o artigo;
- Qualquer outra informação deve ser enviado através da nossa página de contato.

Não se preocupe, seguindo essas regras seu comentário será bem vindo.

 
Inclusão Diferente
Design por João Elias - Topo ↑