Ajude o Inclusão Diferente!
Sala de Bate Papo Inclusão Diferente
Bem Vindo ao Inclusão Diferente, Hoje é

O Conceito de Preconceito

Publicado em 05 janeiro 2012 por Damião Marcos
+A +/- -A

Sempre vemos pessoas reclamando que sofreram e sofrem preconceitos principalmente nós pessoas com deficiências, mais isso infelizmente é uma verdade que sempre acontece, não deveria mais acontece.


As vezes falamos do que não sabemos e colocamos preconceitos onde não tem pensando nisso estou postando essa matéria que esclarece um pouco desse conceito de preconceito, não esqueça ao final da matéria deixar seu comentário e ponto de vista.


Definir o tema preconceito não é uma tarefa das mais fáceis, até porque se trata de uma frase muito complexa e abrangente.
Mais se fossemos falar a grosso poderíamos dizer que:
Preconceito (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual".
Em seu sentido etimológico amplo, o têrmo que se aplicam as generalizações categóricas que, fundamentadas numa experiência incompleta dos fatos, não levam em conta as diferenças individuais. Todos nós prejulgamos continuamente, a respeito de muitos assuntos, e essas generalizações redundam em uma economia de esforço intelectual.
Intressante notar que um grande números de pessoas tem preconceito sobre assuntos, sobre pessoas, vida sexual etc e na verdade nem sabem o porque daquilo.
Podemos dizer que a familia e principalmente a sociedade acaba impondo essa situação até que de forma inconciente.
Combater o medo ao desconhecido e aos mitos impostos pela sociedade e familia pode ser o ponto de partida para enterdermos melhor esse fenômeno que é o preconceito e acima de tudo supera-los com movimentos inclusivos, politicas públicas, debates discussões e etc.




Damião Marcos


Esse tema é interessante do ponto de vista que se trata de um assunto que acaba despertando novos temas dúvidas e questionamentos e na verdade é exatamente isso que queremos aqui, portanto nos envie comentários sobre essa matéria, traga dúvidas e sugestões. Esse nosso espaço é totalmente democrático e plural, portanto o aprendizado e o saber será sempre a nossa eterna busca.










Sobre o autor:

Criador e editor - chefe do inclusão diferente, é paulistano, tem 37 anos, atualmente está se formando em psicologia, milita na causa das pessoas com deficiência há muitos anos, é pessoa com deficiência e sonha com um país mais justo e verdadeiramente inclusivo.

Me siga @ Twitter | Facebook

4 comentários:

luiza adesf

preconceito.Hum! dificil nossa educação historica produz em todos habitantes deste grande mundo seres preconceituosos, pois é....não quer dizer que não puxamos individualmente sardinha para nosso lado e nem tão pouco esqueço que tem muita "gente" como eu, que lutam para não ter esse sentimento.
Então é bom que facamos isso, coloquemos em varios momento este tema.bjs

Walter

Eu acho que, toda pessoa humana parece que já nasce com um juíz inerente que está na mente de cada um fazendo preconceitos até de si mesmo, sempre medindo, mediando, refletindo, meditando, até tentar e fazer, aceitar o deesafio e superar os obstáculos, é claro que nem todos serão campeões olímpicos, há os covardes, os que se fazem de coitadinhos.
Todo ser humano é deficiente sim, todos temos limites, também inteligência e capacidade para superar um obstáculo de acordo com nossas limitações. Alguém sempre vai fazer algo superior e lindo, basta querer porque capaz é sim!
Agora, é necessário união, um coxo é capaz de guiar um cego, depende da capacidade dos dois.
PERSISTÊNCIA! PERSERVERÂNCIA, PRUDÊNCIA! PACIÊNCIA! E VITÓRIA!

Edézio Vieira

Olá,,,um salve a todos. Em se tratando de preconceito, a meu ver ele existe em todos os âmbitos,,,e as classes mais vitimadas é justamente aquela que vê sobre si mesma o rótulo desse tema,,,,pois todos devem se unir mediante suas necessidaades em comum,,,e juntos,,terem o poder de influenciar todos aqueles que supostamente os discriminam. Se não fosse assim,,,não existiria tantos sindicatos e associações,,,vejam que até bancários se unem em sindicatos,,,afim de juntos,,,terem forças para defenderem seus interesses em comum. É assim que "conceituo" o que denominam "pré" " conceito",,,,é a falta de amor próprio,,,,é claro que existe exeções,,,mas não devemos generalizar e tampouco levar ao pé da letra.
Um forte abraço todos.

Damião Marcos

@luiza adesf

Gostei muito do seu comentário ele é bastante pertinente.

Postar um comentário

Expresse sua opinião nos comentários!!! Mas Atenção, Para que seu comentário seja publicado, siga as regras:

- Não coloque propaganda, use OpenID;
- Não publique palavrões ou agressões;
- Comente sobre o artigo;
- Qualquer outra informação deve ser enviado através da nossa página de contato.

Não se preocupe, seguindo essas regras seu comentário será bem vindo.

 
Inclusão Diferente
Design por João Elias - Topo ↑